"Buscar sentido na Arte a destrói, simplesmente porque a Arte é o sentido dos sentidos"

Juliana Bonnet




sábado, 18 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO DE CORPO POR INTEIRO João Batista freire




FREIRE, J.B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4 ed.São Paulo: Scipione, 2001

" a busca do conhecimento não é preparação para nada, é sim uma preparação para a vida "

“Não acredito na existência de padrões de movimento, pois, para tanto, teria que acreditar também na padronização do mundo. Constato, isso sim, a manifestação de esquemas motores, isto é, de organizações de movimentos contruídos”    ( Pag 22)


BRINQUEDOS CANTADOS/ JOGOS/ BRINCADEIRAS/ JOGO SIMBÓLICO/

“ Aprender a trabalhar com esses brinquedos poderia garantir um bom desenvolvimentos das habilidades motoras sem precisar impor às crianças uma linguagem corporal que lhes é estranha”  Pag 24

“ ... dificuldade que a escola tem em estabelecer uma relação entre a atividade prática e a atividade simbólica.” Pag 39

No ambiente escolar pouco se usa a estratégia de unir o universo infantil com os conteúdos que precisam ser desenvolvidos.  João Batista questiona o porque disso, já que é possível trabalhar diversos conteúdos com o corpo em movimento

“Vale destacar que conceitos como grande, pequeno, em cima embaixo, tradicionalmente desenvolvidos nas atividades de escrever , desenhar, recortar, podem perfeitamente ser trabalhados num contexto de brinquedo simbólico, de forma a ligar a tarefa da escola mais diretamente com as características próprias do período vivido pela criança” Pag 41


"o final da primeira infância caracteriza-se por um ajustamneto cada vez maior do que chamamos de realidade" Pag 68


"O jogo de construção estabelece uma espécie de transição entre o jogo simbólico e o jogo social, este a forma mais evoluída de jogo, com regras e marcado pela cooperação" Pag 68

É importante trabalhar com a criança, noções de trabalho em grupo e seriação, classificação e organização, para que assim, ela consiga ter base para depois pensar coisas mais complexas que precisam de organização, como cálculos matemáticos e entre inúmeras outras coisas.

"mas, principalmente, o objetivo educacional deveria ser o de criar atividades que facilitem à criança tomar conscicência de seu corpo e de suas ações" pag 75


"A criança transforma em símbolos aquilo que pode experimentar corporalmente: o que ela vê, cheira, pega, chuta, aquilo de que corre e assim por diante" Pag 81 

Noções lógicas (conteúdos a serem trabalhados pelos professores): p.126
- seriação
-classificação
- relação espacial
p. 126 a criança sabe se relacionar com um espaço pré-determinado, ex. amarelinha, e a criança têm sucesso nessa relação consegue brincar sem problemas.
“inteligência corporal” p.126 um saber-fazer que é resultado exatamente da interação do sujeito/ brincadeira e meio ambiente onde se brinca.
“A função desse saber-fazer corporal não é apenas servir de suporte para a formação do pensamento lógico; mais que isso, serve para garantir as adaptações no plano das ações práticas . Porém, aquilo que está na base das coordenações motoras é abstraído, podendo vir a transformar-se, no plano da mente, em pensamentos” p. 127

“Quem faz é o próprio corpo, quem pensa é também o corpo. As produções físicas ou intelectuais são, portanto, produções corporais. Produções essas que se dão nas interações do indivíduo com o mundo” p. 134
Não dissociar os jogos e atividades da cultura da criança, dar preferência a atividades significativas e contextualizadas pertencentes a própria cultura da criança.
 
 
OFICINAS DO JOGO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
João Batista Freire  
http://www.facec.edu.br/seer/index.php/docenciaepesquisaeducacaofisica/article/viewFile/86/144

Um comentário:

  1. Boa noite...Gostaria de saber se vc sabe algum site para download de tal livro pois é de primordial importância para nossa área. grato.

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